Pesquisar no blog...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Artigo para discussão na quinta-feira 29/08/2013 - Infecção do Trato Urinário não complicada

Caros,

Segue o artigo que será apresentado pela Dra. Carla, R1 de clínica médica, sobre infecção do trato urinário não complicada para a manhã da quinta-feira, 08h00, na sala de apoio 2.
Abraços,


Começaram a chegar os Tablets dos residentes!!!

Caros,

Temos motivos para comemorar!!

É com muita alegria que venho dar uma ótima notícia a todos residentes médicos e da residência multiprofissional do HUWC e MEAC! 

Já chegou a primeira leva dos Tablets de vocês!


Um projeto de longa data (os atuais R2 já ouviam falar desde o começo do R1...) e que com o empenho dos que acreditaram, apoio da Superintendência e financiamento do REHUF finalmente se concretiza.

Esse projeto reconhece o enorme mérito dos residentes em prestar assistência de qualidade aos nossos pacientes do SUS no HUWC e MEAC ao mesmo tempo que se torna instrumento para aperfeiçoar e facilitar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na formação.

Conforme havia informado, o modelo será o Galaxy Tab 2 (P5100) com WiFi e 3G. O modelo tem 16GB, mas vem com um cartão de 32GB, ou seja, 48GB de memória.

O tablet estava aguardando licitação para software, mas justificando que temos a plataforma Saúde Baseada em Evidências que engloba UpToDate, livros como o Current 2014, todos os outros Currents, Harrison etc. e a possibilidade de acesso pelo Proxy da UFC ao Periódicos CAPES não há necessidade de custo adicional.

Não haverá custo ao residente, mas o Tablet será patrimônio do Hospital, de forma que ao final da residência deve ser devolvido, pois será entregue em “comodato” após assinatura de Termo de Responsabilidade.

Como podem ver, já estou com um modelo de test-drive que tem uma plaqueta de patrimônio do HUWC/MEAC. Então, é real! :)

Esse tablet será devolvido, pois pelo projeto, destina-se exclusivamente aos residentes.

A previsão de início de entrega é 06 de setembro, em pequena solenidade provavelmente após a sessão de clínica médica. Todos serão informados.


Mais notícias em breve, e o PARABÉNS que vocês merecem!

Abraços,

Vamos renovar a receita de omeprazol?

De: atualizacaofarmaceutica.com
O Omeprazol é um medicamento da classe dos inibidores de bomba de prótons (IBP). Como outros exemplos temos o Pantoprazol, Lanzoprazol, Esomeprazol e Rabeprazol.

Essas medicações agem diminuindo a secreção de ácido (H+) das células parietais do estômago ao bloquear a bomba de prótons, conhecida como H+/K+ ATPase.

Apesar da segurança e eficácia quando corretamente indicados, os IBP não são medicações inócuas e deve se ter em mente as indicações para sua prescrição.

O uso crônico de IBP pode resultar em:

  • Deficiência de cálcio com aumento do risco de fraturas
  • Deficiência de magnésio
  • Deficiência de Ferro com anemia
  • Deficiência de Vitamina B12
  • Aumento da chance de pneumonia
  • Aumento da chance de infeção por Clostridium difficile
  • Nefrite intersticial aguda
  • Alguns podem inibir ação de antiagregantes plaquetários (cuidado para quem tem stent coronariano)
  • É controversa associação com alguns tipos de câncer

Isso não deve ser motivo de pânico, pois são efeitos relativamente raros. Entretanto, muitas vezes somos procurados para renovar uma receita de omeprazol para que alguém possa comprar, por exemplo, na farmácia popular ou pegar no posto (muitas vezes nem mesmo é o paciente). Isso pode levar a uma armadilha de perpetuação de prescrição, como vimos já vimos no post das receitas azuis, em que benzodiazepínicos aumentam em 50% a chance de demência. Com boa intenção, podemos pensar estar ajudando... Mas como para todo remédio, os IBP precisam ter uma indicação válida. Então fica a dica de não se prescrever sem saber para que e para quem se está prescrevendo.

Mais informações:

sábado, 24 de agosto de 2013

Programação reunião científica da SOCETI 26/08/2013

Caros,

Segue convite para a aula científica mensal da SOCETI.
Dia: 26/08/13 (segunda-feira)
Início: às 19h30min
Local: Torre Delpaseo - Sala Bilbao (estacionamento)
Programação anexada.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Novidades no Laboratório do HUWC/MEAC

Caros,

Algumas novidades do nosso laboratório e orientações:

  • O laboratório do HUWC/MEAC já está fazendo “ANA Screen” que detecta por meio de ELISA os principais auto-anticorpos (veja quais abaixo). O resultado é qualitativo e pode ser positivo / indeterminado / negativo. Resultados positivos e indeterminados serão automaticamente encaminhados para realizar o FAN.
  • Já estão disponíveis para solicitação os seguintes autoanticorpos individuais:
    • Anti DNAds
    • Anti-Sm
    • Anti-Ro (SSA)
    • Anti-La (SSB)
    • Anti-RNP
  • Está disponível também:
    • Anti cardiolipina Screen”  (IgG, IgM, IgA) qualitativos (positivo / indeterminado / negativo). Considerado Positivo quando ≥ 10 U/ml

ESSES EXAMES SERÃO REALIZADOS NOS DIAS DE TERÇA E SEXTA-FEIRA.

Há expectativa de chegar máquina da SIEMENS que possibilitará a realização de vitamina B12, Ácido fólico, Ferritina e TROPONINA. Isso mesmo, finalmente troponina. Enquanto não chega, o hospital continuará enviando para outros laboratórios conveniados. A Eletroforese de Proteínas já está sendo feita mais de uma vez por semana e deve começar a realizar imunofixação também (mas não há previsão precisa).

Por enquanto, é isso.

Abraços,

Caso clínico para New England de 22/08/2013

Caros,

Segue caso clínico a ser discutido no New England de 22/08/2013.

O artigo com o caso original será postado para download logo após a discussão.

Abraços,

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dica de App #14: EVERNOTE Premium grátis por um ano pela Vivo.

Caros,

A Dica de App de hoje é o EVERNOTE

Dois motivos: Por ser considerado um dos melhores (senão o melhor) compilador de informações e por estar em promoção com assinatura premium grátis por um ano pela Vivo.

Links:


Pra quem não conhece, o EVERNOTE compila, organiza, classifica e sincroniza entre várias plataformas informações como bloco de notas com textos formatáveis, links, notas de voz (audio), livros e documentos em PDF, clipping de homepages, listas de tarefas, fotos… Consegue ler textos em fotos através de um sistema OCR embutido.

Sincroniza com vários outros Apps também.

Para saber um pouco mais, basta digitar Evernote no Google ou ver aqui.

Uma coisa muito boa é ele ser multiplataforma: iPhone, iPad, Android, App para Mac e Windows além do acesso por quaisquer browsers móveis ou por desktop e tudo sincronizável.

O App e o registro na versão simples é free. Mas o completo, Premium, tem o contra de ser pago. E não é barato: US$ 45,99 por ano!

Entretanto, uma parceria da Vivo e Telefónica está dando por um ano a versão premium grátis! Veja em http://www.vivo.com.br/evernote

Descobri por acaso. Basta colocar um chip da Vivo no seu iPhone, iPad ou Android e acessar o App utilizando a rede da Vivo. Clicar na barra “Premium” e aparece “Promoção Vivo”. Basta apertar no botão “Ativar”. Fácil assim. 

Soube da promoção enquanto estava navegando pelo programa. Depois, entrei na internet e vi a promoção em http://www.vivo.com.br/evernote 

Aproveitem enquanto está Free.

Abraços,

domingo, 4 de agosto de 2013

Dica de App #13: PECTEV - Quando realizar anticoagulação profilática em pacientes clínicos e/ou cirúrgicos?

Dica de App #13: PECTEV

A dica de app de hoje é do Dr. Giovany Capistrano e vai para o PECTEV (Programa de Educação Continuada em TromboEmbolismo Venoso).

O TEV é tema bastante relevante na clínica, uma vez que pode ocorrer em até 20% dos pacientes  clínicos e 80% dos pacientes críticos hospitalizados de alto risco, quando não tratados. Pode resultar em embolia pulmonar fatal em até 5% desses casos (CMDT2013). Então, como prevenir?

Baseado nas recomendações do Projeto Diretrizes do CFM/AMB  o app ajuda a avaliar a indicação de profilaxia de tromboembolismo venoso (que pode não parecer tão óbvia) e a escolha do método. O App  teve financiamento da Sanofi-Aventis®.


RESSALVA: Deve-se DESCONSIDERAR a subdose de 20 mg/dia de enoxaparina para profilaxia de pacientes com risco intermediário, como mostra a foto ao lado (seta laranja). Essa dose foi semelhante a placebo no estudo MEDENOX.

Lembrar também que foi demonstrado recentemente que as medidas não farmacológicas podem apresentar risco considerável.

Outro instrumento que ajuda na avaliação do risco de TEV é o escore de Padua (veja nos complementos, ao final desse post).





Abaixo está o fluxograma extraído das publicações do Projeto Diretrizes CFM/AMB.


Complementos:

 Escore de Padua para avaliação da indicação de profilaxia.

Esquemas para profilaxia farmacológica em diversos cenários (CMDT2013).