Pesquisar no blog...

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dica de App #17 - Basics of Mechanical Ventilation

Caros,

A Dica de App de hoje vai para o Basics of Mechanical Ventilation da Medicine Network LLC.

Link para iOS:

Não disponível para Android.


O App traz algumas informações simples para ajuste da ventilação mecânica, com parâmetros básicos, modos de ventilação e algoritmos para alguns padrões (DPOC, ALI/SDRA, Protetora) e para desmame do ventilador.





Confiram e compartilhem!

Avaliação de Diarreias - CME 30/01/2014

Caros,

Segue material sobre nossa discussão acerca de diarreias.

Um tema tão amplo e com um diagnóstico diferencial tão extenso não tem como ser esgotado em uma discussão. Entretanto, um artigo do Mayo Clinic Proceedings traz uma abordagem simplificada das diarreias em que devem ser respondidas 5 perguntas. Como foi dito, não esgota o tema, mas ajuda a não deixar passar batido algumas coisas mais simples e até alguma mais elaboradas...
1) É diarreia mesmo?
Pacientes com incontinência fecal podem, pelo constrangimento da situação, referir o escape de fezes como diarreia, especialmente se ocorrer com frequência. Nesse caso o distúrbio primário estará no esfíncter e não em mecanismos fisiopatológicos que levem à diarreia. Mas a própria diarreia pode levar à incontinência, então na história clínica deve-se tentar diferenciar qual o mecanismo primário. Outra causa pode ser constipação com fecaloma e diarreia paradoxal. É importante todo um histórico do hábito alimentar e intestinal do paciente e não somente o atual.

2) Está tomando algum medicamento?
Praticamente todas as medicações podem ter como efeito colateral diarreia. O ponto-chave é avaliar a relação temporal com o quadro. Se possível, pode-se fazer um teste terapêutico com a suspensão da medicação. As medicações comumente envolvidas em diarreia são antibióticos, anti-inflamatórios, anti-ácidos, inibidores de bombas de prótons, inibidores de recaptação de serotonina. Suplementos alimentares, além de chás, fitoterápicos etc. não são causas incomuns, mas frequentemente são causas esquecidas.
Interessante, tanto em diarreias como em qualquer outra anamnese, estender o leque das perguntas ao se inquirir sobre uso de medicamentos, ao invés de perguntar somente "toma algum remédio"?
Mulheres quase nunca consideram anticoncepcionais remédios, bem como quaisquer pessoas usualmente esquece de referir consumo de suplementos,  termogênicos, vitaminas, chás, fitoterápicos, etc.
Um diálogo sugerido: 
-Toma algum remédio em base diária ou ocasional pra alguma coisa?
- Não.
-Anticoncepcionais? (se mulher claro)
- Não
- Vitaminas, Suplementos, analgésicos, chás, comprimidos ou sachês de qualquer espécie mesmo que tenha suspendido recentemente?
- Não.

3) A diarreia é aguda ou crônica?
A definição temporal de diarreia é:
  • Aguda: até duas semanas
  • Persistente (ou subaguda): 2-4 semanas
  • Crônica > 4 semanas.
Diarreias agudas geralmente são autolimitadas e não exigem, via de regra, investigação ampla. A maioria é infecciosa e principalmente viral. Antibióticos só devem ser utilizados em casos específicos. A investigação deve ser guiada principalmente pela clínica e por alguns dados epidemiológicos. Idade > 65 anos, imunosuprimidos, febre alta e/ou dor abdominal importante, status comprometido com desidratação e hipovolemia e/ou sinais de resposta inflamatória sistêmica, além de surtos comunitários e pacientes que trabalhem diretamente com alimentos merecem uma atenção mais refinada.
Diarreias crônicas, com algumas exceções, não costumam ser infecciosas.

4) A diarreia é aquosa, esteatorreia ou inflamatória?
Esse é o passo mais importante no início da investigação, especialmente se tratando de diarreias crônicas. A classificação da diarreia estreita o leque diagnóstico e prioriza os exames a serem solicitados.



A esteatorreia se caracteriza pela presença de gordura nas fezes que pode ser avaliada qualitativamente pelo método do Sudan-III e quantitativamente por Van Kammer. Mais de 7g de gordura em 24h em uma dieta com 100g de gordura por dia definem esteatorreia. Clinicamente se apresenta por gotículas de lipídeos ou óleo que torna difícil a descarga e necessita de escovação para limpeza do vaso sanitário. Fezes que bóiam não devem ser interpretadas como sinal patognomônico de gordura nas fezes, pois podem ser simplesmente reflexo de gás.
A esteatorreia pode se dar por má-absorção (mucosa) ou má-digestão (luminal). Sua investigação envolve avaliação estrutural de intestino delgado (inicialmente EDA + Biópsia) e pancreática (que pode envolver RX abdomen, US, US endoscópico, TC) e em casos com fatores de risco e suspeita, aspiração com cultura para avaliação de supercrescimento bacteriano (SIBO). Outras causas luminais envolvem a diminuição da concentração de sais biliares.

A diarreia inflamatória tem um componente exsudativo e de quebra de barreira ou inflamação da mucosa. Tem pistas clínicas que se traduzem por dor abdominal mais intensa, sangue nas fezes, tenesmo, febre, toxemia. Os episódios diarreicos em geral possuem menor volume e maior frequência. Observa-se nesses casos presença de leucócitos, lactoferrina ou calproctectina fecais e pode haver repercussão sistêmica com aumento de PCR, VHS, queda de albumina. Lembrar das causas infecciosas nas agudas e de outras causas inflamatórias, especialmente nas crônicas, como doença inflamatória intestinal, neoplasias e até isquemia. Nos casos crônicos, a investigação estrutural deve iniciar com colonoscopia.

A diarreia aquosa (não se enquadra nas acima) deve ainda ser subclassificada em osmótica, secretória e funcional. A diarreia secretória ocorre por uma diminuição na absorção global de sódio ou no aumento da secreção global, principalmente de cloro e bicarbonato. Na diarreia osmótica, a presença de açucares, íons, álcoois ou outras substâncias que aumentem a pressão osmótica intraluminal fazem com que a água seja transportada ao lúmen por osmose. Uma grande pista clínica para diferenciação entre diarreia osmótica e secretória é a resposta ao jejum. A diarreia osmótica tende a melhorar com o jejum, enquanto a secretória a se manter. Laboratorialmente, o Gap Osmolar fecal também ajuda. A osmolaridade deve ser calculada (e não mensurada) como 2 vezes a concentração de Na e K fecal, obtendo-se o Gap Osmolar ao subtrair esse valor de 290 mOsm. Gap maior que 125 mOsm sugere diarreia osmótica e menores de 50 mOsm diarreia secretória.

"Uma grande pista clínica para diferenciação entre diarreia osmótica e secretória 
é a resposta ao jejum"

Gap Osmolar fecal (mOsm) = 290 - 2x (Na + K)

A diarreia secretória é a que possui o mais vasto diagnóstico diferencial. A clínica pode trazer pistas com outros sinais e sintomas associados. Um exemplo, que o texto lembra ser uma causa rara (<1%), mas que podem ter seu diagnóstico sugerido pela clínica associada são os tumores neuroendócrinos. Dependendo da apresentação, a avaliação inicial pode ser com EDA + Bx e colonoscopia, podendo se ampliar para avaliação do intestino delgado (cápsula endoscópica), imagem de abdomen (TC / US) e outros exames de acordo com a suspeita de outra causa primária.




Açucares são causa frequente de diarreia osmótica (especialmente deficiência de lactose) e a presença de um pH fecal < 6 sugere etiologia por açucares (mal digeridos que são fermentados por bactérias luminais).




A diarreia funcional, a principal representante sendo a síndrome do intestino irritável, melhora à noite (sono) e com jejum, e tende a não causar repercussões sistêmicas importantes (perda de peso, queda de albumina, sangue nas fezes e dor abdominal progressiva sugerem outro diagnóstico). A síndrome do intestino irritável, causa mais frequente de diarreia funcional, pode ser diagnosticada clinicamente (critérios de Roma III ou Manning), embora em casos duvidosos se lança mão de exames complementares para excluir outras causas.





5) Há possibilidade de transtorno factício?
Após exaustiva investigação, sempre com resultados negativos, há de se considerar transtorno factício. Algumas sugestões são a avaliação da osmolaridade fecal mensurada. As fezes não devem ter osmolaridade menos que a séria (290 mOsm) então osmolaridades menores podem sugerir diluição (água, urina) ou osmolaridades maiores que 600 mOsm adição de outras substâncias, como suco de tomate. Epidemiologicamente os pacientes nesse perfil tendem a ser do sexo feminino, mais jovens, nível sócio-econômico mais elevado e com conhecimento ou trabalho na área de saúde.


Perguntas de partida:

1) Após quanto tempo a diarreia pode ser considerada crônica?
a) 1 semana
b) 2 semanas
c) 4 semanas
d) 3 meses

2) Qual dos abaixo é causa de pseudo-diarreia a ser excluída na investigação de diarreia crônica?
a) Constipação com fecaloma
b) Incontinência Fecal
c) Medicamentos
d) Todos acima

3) Com relação a investigação da diarreia aguda, qual a alternativa correta?
a) É igual para imunocompentes e imunosuprimidos
b) Não se deve fazer até pelo menos 2 semanas
c) Tratamento empírico com anti-helmínticos é uma boa primeira estratégia em países subdesenvolvidos
d) Profissionais que lidem com manipulação de alimentos devem ser investigados.

4) Inicialmente, como devem ser classificadas as diarreias crônicas?
a) Aquosa, esteatorreia, inflamatória
b) Alta, média, baixa
c) Osmótica, secretória, funcional
d) Medicamentosa, factícia, orgânica

5) Como confirmar a presença de esteatorreia?
a) Presença de 7 g de gordura nas fezes em 24 horas em uma dieta com 100 g de gordura
b) Presença de fezes que boiam
c) Presença de calcificações pancreáticas
d) Todos acima

6) Como proceder a investigação de paciente que apresenta diarreia crônica com esteatorreia?
a) Solicitar colonoscopia
b) Solicitar EDA com biópsia + avaliação de imagem de pâncreas
c) Solicitar EDA, colonoscopia e enzimas pancreáticas
d) Confirmar esteatorreia após 2 semanas para proceder a investigação

7) Quais anticorpos devem ser solicitados na suspeita de doença celíaca?
a) Anti-endomísio IgA, Anti-gliadina IgG
b) Anti-endomísio IgG, Anti-gliadina IgA
c) Anti-transglutaminase IgG, Anti-gliadina IgG
d) Anti-transglutaminase IgA, anti-endomísio IgA

8) Quais dos achados abaixo sugerem presença de diarreia aquosa secretória?
a) Gap osmolar fecal < 50 mOsm e ausência de melhora com jejum
b) Gap osmolar fecal < 50 mOsm e pH fecal < 6
c) Gap osmolar fecal > 125 mOsm e melhora da diarreia com jejum
d) Gap osmolar fecal >125 mOsm e pH fecal > 6

9) Qual dos abaixo sugere diarreia osmótica por carbohidratos?
a) pH < 6
b) Osmolaridade fecal medida > 600 mOsm
c) Presença de lactoferrina
d) Presença de leucócitos fecais

10) Qual a suspeita diagnóstica em paciente com diarreia crônica aquosa que apresenta na colonoscopia manchas amarronzadas em cólon que à biópsia evidenciam depósito de lupofuscina em macrófagos?
a) Doença celíaca
b) Abuso de laxantes
c) Colite microscópica
d) Doença inflamatória intestinal


Gabarito
1-C, 2-D, 3-D, 4-A,  5-A, 6-B, 7-D, 8-A, 9-A, 10-B


Caso Clínico para discussão no New England de 13/02/2014

Caros,

Segue caso clínico para discussão no New England de 13/02/2014

Após a discussão o caso clínico original será disponibilizado.

Abraços,



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vacinação contra sarampo para funcionários do HUWC

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - HUWC
COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CCIH

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO NO HUWC
PÚBLICO-ALVO: PROFISSIONAIS DE SAÚDE
CONTRA-INDICAÇÃO:
1. GRÁVIDAS
2. IMUNODEPRIMIDOS
Estão dispensados:
Os que tomaram duas (02) doses de vacina na infância;
Os que tomaram uma (01) dose quando adulto
Os que tiveram sarampo comprovado pela sorologia POSITIVA (IgG positiva)
Dr. Jorge Luis Nobre Rodrigues
Presidente – CCIH/HUWC/UFC

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - HUWC
COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CCIH

ATENÇÃO!!!!
UNIDADE  EM QUARENTENA

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOAS SUSCEPTÍVEIS AO SARAMPO


CCIH DO HUWC

Caso de Sarampo no HUWC. Orientações para controle.

Caros, seguem orientações da CCIH para controle de Sarampo

Foi notificado, dia 02/02/2014, um caso de sarampo  ( IgM + e IgG +) em uma estudante de medicina que estagiava na enfermaria do transplante hepático e renal, com trasmissibilidade  da doença no periodo de 26 a 30/01/14.

Após reunião ocorrida hoje da CCIH, direção do HUWC e Secretaria de Saúde do Estado, foram tomadas as seguintes decisões:

1.  Serão colhidas as sorologias para sarampo (IgG) de todos os profissionais de saúde  (PS) susceptiveis do transplante renal e hepático (isto é: aqueles que não comprovaram as duas doses da vacina na infância, aqueles que não tomaram pelo menos uma dose da vacina quando adulto, e aqueles que não podem comprovar que tiveram sarampo). Essas sorologias serão coletadas no laboratório do HUWC e encaminhadas para o LACEN. Esses PS susceptíveis devem ser vacinados para sarampo logo após a coleta da sorologia. Lembrar que GRÁVIDAS e IMUNODEPRIMIDOS NÃO PODEM SER VACINADOS.
2. Se os profissionais de saúde tiverem IgG reagente  serão considerados imunes previamente sem necessidade de quarentena. Aqueles que tiverem IgG não reagente devem  após tomar a vacina, permanecerem de quarentena em casa até o dia 20/02/14
3.Serão colhidas sorologias para sarampo de soro estocado dos pacientes contactantes imunossupromidos e que receberam imunoglobulina humana. Se tiverem IGG reagente esses pacientes serão considerados imunes previamente sem necessidade de quarentena.
4.  A Unidade de transplante hepático e renal fica a partir dessa data bloqueada para internação de pacientes susceptíveis até a data máxima de 26/02/14. Caso haja internação de urgência, os pacientes deverão fazer sorologia IgG para sarampo. Se IgG reagente poderão ser internados na unidade de transplante  hepato-renal. Caso a sorologia seja negativa o paciente deverá ser internado na clinica médica
5.   Os pacientes transplantados que se encontra hoje na SR farão sorologia IgG para sarampo. Caso seja Reagente poderão ser transferidos para unidade de transplante. Se for negativo serão alocados na enfermaria de clinica médica.
6.  Os   pacientes transplantados que tomaram imunoglobulina EV e que tiveram sorologia prévia IGG reagente poderão ser acompanhados nos ambulatórios do transplante, sem necessidade de quarentena ou de cuidados especiais
7.  Caso a sorologia desses pacientes for NEGATIVA, eles serão atendidos no retorno nas sextas feiras ( 07-14 e 21 de fevereiro) no ambulatório de transplante hepático, onde tanto os PS do transplante renal e hepático atenderão esses pacientes. Os PS susceptiveis  ( já vacinados) devem usar máscara N95 e os pacientes usarem máscara comum. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe para coleta domiciliar de sangue para dosagem  de nível de FK nesses pacientes(IGG negativa para sarampo) que receberam alta, após uso da imunoglobulina EV  e estão de quarentena
8. Os primeiros pacientes na fila do transplante hepatico e renal devem colher sorologias para sarampo IgG para avaliarmos  a sua imunidade. Caso necessitem de transplante durante esse periodo de bloqueio, se eles tiverem IgG +, ficarão na unidade de transplante. Se IgG -, deverão ficar internados fora da unidade do transplante , enquanto durar o bloqueio.
9. Podem ser vacinados os pacientes na fila do transplante, desde que o transplante só ocorra pelo menos um mês após a vacinação.
10. Nesse período de bloqueio da unidade de transplante, os paciente candidatos a transplante renal com sorologia IGG Não Reagente serão encaminhados para a unidade de transplante do HGF.
11. O Núcleo de vigilância do HUWC ficará responsável pelo rastreamento dos 'contactantes de sarampo do caso indice. O núcleo preencherá a ficha  epidemiológica dos pacientes e PS que coletarão dosagem de IGG para sarampo

Abraços,


Uma revisão dos principais trabalhos do NEJM em 2013 escolhidos pelos seus editores



Caros,


O New England Journal of Medicine lançou uma publicação com a revisão dos principais tópicos em Medicina Interna publicados pela revista em 2013 e escolhidos pelos seus editores.

O PDF traz um abstract e breves comentários do impacto dos artigos com link para acesso à publicação completa.

Baixe o PDF aqui:



O conteúdo dessa publicação (não está por ordem de importância) pode ser visto abaixo:



Abraços,



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Revisão de Sarampo + fotos Dr. George - Sessão clínica de 07/02/2014

Caros,

Haja vista particular contexto epidemiológico do nosso estado, nessa sexta-feira o Luiz Ricardo (Cacá - R2) apresentará uma revisão do Lancet sobre SARAMPO e o Dr. George apresentará fotos do seu arquivo. 

Vale a pena! Não percam e COMPARTILHEM!

Para quem quiser ler antecipadamente, segue o artigo.
Fonte: http://gartic.uol.com.br
Após a discussão tentaremos disponibilizar o PPT.

Abraços,


Caso Clínico para discussão no New England de 06/02/2014

Caros,

Segue caso clínico para discussão no New England de 06/02/2014

Abraços,