Pesquisar no blog...

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Fast UpToDate update: Qual melhor dieta para perda de peso? Mediterrânea? Pobre carbohidratos? Pobre em gorduras?

Fast UpToDate update - atualizações recentes no UpToDate 



Qual melhor dieta para perda de peso? 
Mediterrânea? Pobre carbohidratos? Pobre em gorduras?

Em resumo: são semelhantes.
Ênfase em preferências do paciente, evitar açúcar refinado, carnes processadas, alto teor de sódio e gordura trans.


Mediterranean compared with low-fat or low-carbohydrate diet for weight loss
The impact of specific dietary composition on weight change remains uncertain. In a systematic review of five trials with follow-up ≥12 months, a Mediterranean diet resulted in similar weight loss (-4.1 to -10.1 kg) as a low-carbohydrate diet (-4.7 to -7.7 kg) and greater weight loss than a low-fat diet (2.9 to -5 kg) [4]. There was a similar reduction in lipid levels among the diets studied. The degree of adherence to the diet, irrespective of the particular macronutrient composition, is an important determinant of weight loss. We suggest choosing a diet or eating plan based upon patient preferences, which may improve long-term adherence. The diet should emphasize reductions in refined carbohydrates, processed meats, foods high in sodium and trans fat and higher intakes of fruits, nuts, fish, vegetables, and whole grains.
See 'Obesity in adults: Dietary therapy', section on 'Weight loss diets'.
4. Mancini JG, Filion KB, Atallah R, Eisenberg MJ. Systematic Review of the Mediterranean Diet for Long-Term Weight Loss. Am J Med 2016; 129:407.




Caso clínico para discussão no New England de 19/08/2016

Caros,

Segue caso clínico para discussão no New England de 19/08/2016:
O caso clínico completo será disponibilizado após a discussão.

Abraços,



sábado, 13 de agosto de 2016

Vacina Dengue Butantan: Como saber se eu posso recebê-la sem custos?

#Eu posso tomar a vacina Dengue Butantan?

Se você tem entre 2 e 59 anos, você é elegível para participar do estudo e do grupo que vai receber a vacina. Uma consulta com especialistas dirá se você preenche os demais requisitos. A vacina é isenta de custos.

Para agendar sua consulta encontram-se disponíveis os seguintes contatos: 



Mais Informações:
#O que é a Vacina Dengue Butantan?

A Vacina Dengue Butantan é o resultado de ciência produzida no Instituto Butantan com múltiplas parcerias (NIH, o Instituto Adolfo Lutz, HCFMUSP, BNDES e Facesp) que agora inicia a fase III de ensaios clínicos, que, a se confirmar os resultados extremamente positivos das fases anteriores, será uma contribuição de grande vulto para a saúde pública.


#O que falta para vacina ficar disponível?

Um rigoroso processo precisa ser seguido para que uma vacina possa ser disponibilizada. Na fase I, o objetivo é demonstrar que a vacina está apta a ser utilizada em humanos. Em seguida, na fase II, observa-se a capacidade da vacina em  estimular o sistema imunológico para a produção de anticorpos. Por fim, na fase III, busca-se a comprovação de que a pessoa vacinada está protegida contra a infecção (fase atual). 

A vacina avança agora para os testes necessários para a aplicação e produção em larga escala. O Butantan se prepara para os testes em todo o território nacional, contando com a participação decisiva de milhares de voluntários empenhados na vitória da Vacina Dengue Butantan. 

O Ceará participa dessa fase do estudo sob orientação do infectologista Dr. Ivo Castelo Branco e o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC).


# Como se deu o desenvolvimento da vacina?

Inicialmente, uma pequena produção de vacina com os 4 vírus atenuados foi feita nos EUA para avaliar sua segurança nas pessoas. Uma vez demonstrada a segurança, esses vírus foram encaminhados ao Instituto Butantan para o aprimoramento e produção da vacina e posterior realização dos estudos clínicos. Logo depois, ao receber os vírus da vacina, o Butantan desenvolveu uma técnica para que ela durasse mais de um ano e pudesse ser usada como qualquer outra vacina. Finalmente terão início os estudos de fase III, que podem confirmar sua eficácia.

# A vacina protege contra quais vírus da dengue?

Cumprido o protocolo da ciência responsável, teremos uma vacina capaz de combater, com apenas uma dose, os quatro vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Essa conquista será destaque na história da ciência brasileira, e o Instituto Butantan afirmará mais uma vez a importância de uma instituição pública à frente da produção de imunobiológicos.

MAIS INFORMAÇÕES:

http://www.butantan.gov.br/butantan/dengue/














terça-feira, 9 de agosto de 2016