Durante este mês, faremos divulgação da campanha do HEMOCE para transfusão segura de hemocomponentes! Peço que encaminhem e compartilhem para divulgação ampla de tema tão importante.
Na primeira de 5 partes, seguindo o paradigma do "menos é mais", traz-se a seguinte recomendação:
Realizar a transfusão de somente 1 (um) concentrado de hemácias por vez e REAVALIAR clinicamente ao invés de transfusões múltiplas no mesmo dia.
De forma geral, o volume de hemácias transfundido deve ser somente o mínimo necessário a garantir a reversão ou prevenção de hipóxia tissular resultante da diminuição da massa eritrocitária, dessa forma garantindo a estabilidade hemodinâmica. Idealmente transfundir um concentrado a cada dia, de acordo com necessidade clínica, seguido de reavaliação. Ou seja, não há necessidade de normalização de índices hematimétricos à custa de politransfusões.
Preferir também realizar a transfusão, quando possível, no período diurno, uma vez que tem-se maior vigilância com relação às reações transfusionais.
Claro que existem situações clínicas específicas (politrauma, por exemplo) que necessitam de politransfusões, entretanto, a recomendação acima é para evitar múltiplas transfusões de forma rotineira, sem reavaliação clínica, guiando-se apenas por exames.
Dica:
Cada 4 ml/kg de CHF elevam a Hb em 1 ponto e o Ht em 3%
Nenhum comentário:
Postar um comentário