Pesquisar no blog...

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Teste da Mistura: como interpretar?

TESTE DA MISTURA
Fonte: http://www.hepcentro.com.br/images/coag.gif



O que é o teste de mistura?

O teste de mistura é muito utilizado para investigação inicial de exames de triagem de hemostasia com resultados anormais: Tempo de Protrombina (TP) ou Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) "prolongados" (tempo em segundos maior que o limite superior de normalidade). O teste de mistura consiste na repetição do teste (TP e/ou TTPA) em uma mistura, em iguais proporções, do plasma do paciente com "pool" de plasmas normais.







Como o resultado do teste de mistura deve ser interpretado?

Um TP ou TTPA prolongados podem indicar duas possibilidades:

a) deficiência de um ou mais fatores da coagulação necessários para a normalidade do teste
b) presença de inibidor(es) que impede a formação do coágulo medida pelo teste. Em cada uma destas situações o teste de mistura mostrará um comportamento diferente.

No caso das deficiências de fatores, o teste de mistura revelará "normalização do resultado". O fator que está deficiente será suprido pelo "pool" de plasmas normais e desta forma haverá correção do teste (TP ou TTPA).
Na presença de inibidores da coagulação, o teste de mistura revelará manutenção do prolongamento do teste. Isto se dá, pois os inibidores (em geral anticorpos) presentes no plasma do paciente também interferem com o "pool" de plasmas normais e o teste permanece prolongado.

Como se comporta o teste de mistura em pacientes em uso de anticoagulantes?

Depende do anticoagulante. Anticoagulação oral por antagonistas da vitamina K (dicumarínicos e warfarin) leva à produção de fatores II, VII, IX e X funcionalmente deficientes. Desta forma, plasmas de pacientes em uso destes medicamentos comportam-se como plasmas com deficiência de fatores, ou seja, haverá correção dos tempos de TP e TTPA com o teste de mistura.
Já a heparina, provoca inibição de fatores (em particular os fatores II e X ativados) e, sendo assim, o teste de mistura se comportará como o observado para presença de inibidores, não havendo correção com o teste de mistura.

Como proceder quando o teste de mistura mostra correção dos tempos de TP ou TTPA?

Não havendo uso de anticoagulação oral, deve-se proceder à dosagem de fatores específicos da coagulação. Os fatores a serem dosados dependem da suspeita clínica e do comportamento dos demais teste de triagem de hemostasia para cada caso.

Como proceder quando o teste de mistura mostra manutenção do prolongamento dos tempos de TP ou TTPA?

Não havendo uso de heparina, deve-se proceder à investigação de inibidores inespecíficos (anticoagulante lúpico, anticorpo anti-cardiolipina) ou específicos (anticorpos contra fatores específicos da coagulação).

A presença de inibidor sempre causará teste de mistura com manutenção do prolongamento dos tempos de TP ou TTPA?

Ocasionalmente, quando o título de anticorpos for muito baixo ou o anticorpo for de baixa afinidade, poderá ocorrer normalização dos tempos do teste. Nestes casos, uma pesquisa mais sensível de inibidores (Pesquisa de inibidores da coagulação) indicará.sua presença.

Fonte: Laboratório Fleury

2 comentários: