Pesquisar no blog...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

FilaUTI: Como cadastrar meu paciente? Protocolo de regulação de leitos do CRIFor

UPDATE: Login e senha estão funcionantes mas devem ser escritos com as letras CAPITALIZADAS, ou seja, tudo em MAIÚSCULO.

Caros,
Desde a virada do ano que todos pacientes que precisam de vaga de UTI, mesmo da enfermaria do HUWC para a UTI do HUWC, precisam ser cadastrados no sistema eletrônico de regulação da prefeitura, o FilaUTI.

Abaixo do Protocolo tem um passo-a-passo com imagens de como fazer.

Transcrevo abaixo as orientações dadas para o preenchimento dos dados do FilaUTI em reunião. Para segurança dos sistema, a senha do HUWC será encaminhada aos residentes por email.
Quaisquer dúvidas, perguntem por aqui ou pelo Facebook.

PROTOCOLO DE REGULAÇÃO DOS LEITOS DE UTI PELA CRIFor


  1. Todo paciente que necessite de UTI na rede hospitalar de Fortaleza, terá que ser colocado no FilaUTl, através de formulário próprio fornecido pela SMS, preenchido e assinado pelo médico solicitante, contendo neste, resultados de exames, condições que justificam a solicitação e outras informações solicitadas no formulário.
  2. Após o preenchimento do formulário, este deverá ser transcrito/digitado no sistema FilaUTl, através de login e senha cedidos pela CRlFor, para acesso ao sistema.
  3. Todas as informações deverão ser transcritas na integra pelo médico solicitante ou por um operador indicado para este fim, pelo hospital.
  4. O sistema solicita o número do código da solicitação do SISREG, que inicialmente será preenchida com o código ”999999"; que significa que o pacientes aguarda uma vaga na rede.
  5. O sistema FilaUTl, permite a atualização diária da evolução do paciente, esta atualização será obrigatória para que os Médicos Reguladores - MR, possam alterar a priorização do paciente no FilaUTl, que é classificada de 4 a 1, sendo que somente os pacientes classificados em 1 ou 2, serão considerados pacientes prioritários para UTI.
  6. Caso o hospital deixe de atualizar a evolução do paciente pelo período equivalente á 72 horas (03 dias) a solicitação do paciente será automaticamente encerrada no FilaUTl, pois será considerado que o paciente não precisa mais de UTI (por óbito ou melhora do quadro clínico). Essa exclusão não impede que o mesmo seja recolocado no sistema pelo Hospital, caso o paciente ainda necessite ou volte a necessitar de leito de UTl.
  7. Caso o hospital solicite a reativação do paciente, no sistema, caberá ao MR de plantão, a reativação do paciente no FilaUTl.
  8. Para os casos de pacientes que ficarem fora da fila, ou que, não tiverem sua priorização atualizada no prazo de até 72 horas, será de responsabilidade do hospital solicitante, as conseqüências que o paciente possa sofrer por omissão dos registros no FilaUTl.
  9. Os MRs de plantão, têm como função prioritária o permanente acompanhamento das evoluções no FilaUTl. De posse de uma vaga, realizarão a escolha de quem vai ocupá-la, neste caso, informará a unidade solicitante da vaga e solicitará informações sobre o quadro do paciente escolhido, caso o paciente possa ser transferido para a UTI, os procedimentos de transferência serão realizados pela CRlFor em conjunto com a unidade solicitante/executante.
  10. Após a identificação da vaga, confirmação para onde vai o paciente, a unidade solicitante realizará os seguintes passos: caso o paciente permaneça na própria unidade solicitante, esta solicitará no SISREG, procedimento especial de diária de UTI, de acordo com codificação existente na SIGTAP (Tabela de Procedimentos do SUS); para os casos de transferência para outra unidade, o hospital solicitará a transferência no SISREG, identificando obrigatoriamente unidade desejada, clínica UTI, classificação de risco vermelha e, o procedimento solicitado será: 03.08.04.001-5 - TRATAMENTO DE COMPLICAÇÕES DE PROCEDlMENTOS ClRÚRGlCOS OU CLÍNICOS.
  11. Será obrigatória, pelo solicitante, a substituição do código ”999999” no FilaUTl pelo código da solicitação gerado no SISREG. 
  12. O MR realizará o encerramento no FilaUTl e de posse do código do SISREG posto no FilaUTl, realizará a autorização das diárias de UTI ou da transferência no SISREG.
Usuário: (para segurança do sistema não posto aqui, mas está nos flanelógrafos do HUWC e será enviado por email para os residentes)
Senha: (para segurança do sistema não posto aqui, mas está nos flanelógrafos do HUWC e será enviado por email para os residentes)

Fones Sistema: 3452-6939 e 3105-1301
Fones Médicos: 3105-1304 e 3105-1300 e 3452-6952 e 3452-6957
Código especial de diária de UTI: 08.02.01.008-3

O sistema funciona assim:

1) Entre em www.cirf.fortaleza.ce.gov.br
2) Clique em FilaUTI no menu da direita.


3) Coloque o Login e senha


4) Na barra “Componente”, clique em FilaUTI

e você verá essa tela:



5) Para cadastrar um novo paciente, clique em “NOVO”


6) Digite os dados do paciente e clique em “Salvar”


7) Para achar um paciente cadastrado e atualizá-lo, selecione em Hospital de Origem “Hospital Universitário Walter Cantídio”


8) Selecione um paciente


9) Clique em “Módulo de Evolução deste Paciente” para ver as evoluções e em “Adicionar Evolução” para atualizar situação clínica do seu paciente.






2 comentários:

  1. Tenho uma dúvida: isso quer dizer que caso tenha uma vaga na uti do huwc e eu tenha um paciente precisando na enfermaria, o plantonista da uti não poderá mais dar a vaga para este pcte?ele terá necessariamente que dar a vaga para a central de leitos?e o meu pcte pode ir pra qualquer uti de qualquer hospital?

    ResponderExcluir
  2. Luany, oficialmente eh isso! Mas a pessoa que apresentou falou em bom senso (ele realmente parecia um cara orientado). Entretanto, qdo perguntei, os médicos que regulam ainda não foram todos treinados e tenho medo dessa heterogeneidade e falta de bom senso isolada. Tipo, eles classificam em prioridades e teoricamente decidem quem vai pra onde. Meu medo tbm eh com relacao ao perfil... E o que acontecerá depois que esse paciente sair da UTI...

    ResponderExcluir