Pesquisar no blog...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como o sol vê você? "How the sun sees you" - A importância do protetor solar

A importância do protetor solar

Imagens "falam" mais que mil palavras. Veja o vídeo abaixo e se surpreenda.


Um artigo recente do JAMA Dermatology (Trends in Sunscreen Recommendation Among US Physicians. JAMA Dermatol. 2014;150(1):51-55.), mostra que a recomendação do uso de protetor solar em consultas médicas gerais é muito baixa nos Estados Unidos (e aqui não deve ser diferente). Em somente 0,07% das consultas médicas ele é mencionado. E só aumenta para 1,6% em consultas gerais com dermatologistas. Não necessariamente um erro crasso, haja vista tantas coisas importantes e prioritárias que também necessitam ser mencionadas, como atividade física, dieta, orientações contra tabagismo, orientações para uso correto de medicações, efeitos colaterais, doenças etc. e, em geral, tempo escasso para consulta.

O diagnóstico mais relacionado à menção de protetor solar foi ceratose actínica e a faixa etária para a qual ele mais foi mencionado foi para os octagenários. Infelizmente aí não falamos mais de prevenção primária. Lembrar que parte importante da lesão e fotoenvelhecimento ocorre precocemente na vida, principalmente nas primeiras duas décadas.

Então, mães e pais, não deixem de aplicar protetor nos filhos. Noventa por cento dos cânceres de pele melanoma e não melanoma tem relação com exposição à radiação ultravioleta.

As principais recomendações de acordo com diversas sociedades:
  • Procurar sombra e evitar exposição ao sol, principalmente no período de 10 às 16 horas
  • Usar roupas fotoprotetoras, especialmente com manga longa, calças longas e boné que protejam a área dos pescoço
  • APLICAR E REAPLICAR periodicamente PROTETOR SOLAR
  • Evitar bronzeamento artificial

O uso do protetor solar tem um papel fundamental na prevenção de doenças de pele como diversos cânceres e o fotoenvelhecimento. Então vamos aproveitar esse espaço para disseminar esse conhecimento e poder servir como complemento para prevenção primária de doenças relacionadas à exposição solar.


Abraços,




Nenhum comentário:

Postar um comentário