Pesquisar no blog...

domingo, 15 de abril de 2012

ELOGIO PELA CULATRA...

ELOGIO PELA CULATRA

Hoje recebi um elogio de um paciente e acompanhante. Mas um elogio o qual tive que corrigir... Esse paciente apresentava indicação de avaliação laboratorial de uma queixa, além de avaliação metabólica e outros screenings primários. O elogio era relativo a como foi comentado que o médico tinha pedido um "check-up completo"!  Muitos exames… e o paciente e acompanhante concluíram que era por que o médico devia ser bom… 


Esse nome "check-up completo" já me dá calafrios… Impressionante como na nossa medicina atual muitos pacientes tem a falsa sensação de segurança em saúde ao sair com um bolo de pedidos de exames. Como se a saúde e o completo bem-estar pudessem ser medidos de forma fidedigna e infalível naqueles números ou imagens… E então, dá tudo "normal"… (esse normal vai render outro post depois) E me pergunto por que uma grande parte das pessoas tem essa fantasia? Em parte deve ser por nossa causa, profissionais de saúde, que não nos damos a tirar alguns minutos para esclarecê-los, educá-los… E nesse ínterim, quantas vezes exames normais não são repetidamente refeitos, sempre normais, em detrimento de avaliações que se mostrariam necessárias e anormais se tivéssemos mais alguns minutos de conversa com nossos pacientes? Como se pode embarcar nesse movimento esquizofrênico da saúde que subverte o que todo graduando já aprende nos primeiros semestres de faculdade, que a anamnese é responsável por 70-80% dos diagnósticos?? Por vezes ainda se passa uma "procuração" para o paciente, que é quem pede o exame: - "Doutor, quero uma ressonância da cabeça, só isso". Mais fácil é preencher um papel do que entender a causa daquele "medo" ou se certificar da sua necessidade ou não com uma boa anamnese e exame físico… Não se conversa mais com os pacientes, não se coloca mais as mãos sobre os pacientes… 

Bem, voltando ao meu paciente, expliquei a ele e acompanhante que não se impressionassem com um médico que pedisse muitos exames, mas com um que escutasse e examinasse bem. Depois de um pouco de paciência na escuta, é impressionante como o próprio paciente nos dá as respostas da sua doença - se ele tiver tempo para fazê-lo… Expliquei que cada um dos exames tinha seu motivo ser, surgidos durante os 40-50 min da consulta anterior… Lembrei ainda de um amigo (não da área de saúde) que se vangloriou da quantidade de exames que ia fazer… Perguntei quanto tempo demorou a consulta e ele disse: - "Foi rápido! Eu falei a queixa e ele logo pediu uma baaaaateria de exames!" (Não examinou…)… E do elogio veio a vergonha… de ser interpretado por esse paciente e acompanhante como tão bom quantos os que pedem muitos exames sem examinar… 

A mensagem: Escutem seus pacientes e não deixem de examiná-los! :-)

Um comentário:

  1. As vezes é frustrante essa comparação! " AH, doutor o senhor é tão bom quanto o Dr. fulano". Mal sabe alguns pacientes que esses doutores, rapidos em pedir exames e renovar receitas, não tem muita credibilidade para nós e que muitas vezes chego a desconfiar de suas condutas.

    Recentemente uma senhora ficou indignada quando solicitei sua presença para renovação de algumas receitas. " o dr. passado era melhor, mandava logo." perguntei se ela já tinha passado alguma vez mais de 5min com ele. Resposta veio com um balançar negativa da cabeça. Após alguns minutos de conversa, tento fazer sua precrição da melhor forma possivel na esperança que ela e outros entendam que o melhor nem sempre é o mais rápido!

    Fabio Lacerda.

    ResponderExcluir