Pesquisar no blog...

sábado, 7 de abril de 2012

Café-com-Clínica 04/04/2012

Caros,
Tivemos em 04/04/12 mais uma edição do café-com-clínica (CCC). Tratamos de assuntos relacionados à nefrologia baseados em um artigo interessante da Mayo Clinic, novamente da série Concise Review for Clinicians. O tema do artigo é até inusitado: The Top 10 Things Nephrologists Wish Every Primary Care Physician Knew.


Algumas mensagens devem ficar na cabeça. O primeiro dos "Top Ten" realmente demonstra como a avaliação da função renal utilizando-se o valor isolado da creatinina pode ser errônea. 

Valores "normais" de creatinina podem não ser normais.

Vimos causas e medicações relacionadas com aumento e diminuição espúrias de creatinina de até 0,4-0,5 mg/dL sem, no entanto, traduzir perda de função renal (não sabia que podia chegar a tanto). No cálculo da TFG não esquecer de estandardizar para 1,73 m2 de superfície corpórea. Revisamos conceitos de AKIN (Acute Kidney Injury Network) e o por que de não utilizar TFG para avaliar lesões renais agudas e em progressão. Revemos a nova classificação prognóstica para Insuficiência Renal Crônica que leva em conta não só a Taxa de filtração glomerular e cria novos estágios (3a e 3b), mas também a quantidade de albuminúria/proteinúria na urina (A1, A2, A3 para <30 / 30-300 / >300 mg/g amostra simples). E muito mais!

Rápida mensagem: na fase do exponencial aprendizado no internato e residência, cuidado com as informações! Desconfiem de tudo! Leiam e chequem tudo! Não tenham como base guidelines de corredor para não surgir e se manter coisas como o esquema móvel de insulina (a ser discutido em outra oportunidade)… Todo mundo erra e muitas coisas mudam! ;-)

Deixo abaixo o artigo e mais algumas referências interessantes que valem a leitura.





Abraços,

Rainardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário