Pesquisar no blog...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quiz #9: Qual a causa das alterações nesse raio X de mão?

Quiz #9

Uma senhora de 75 anos ouviu um estalo seguido de muita dor na mão E ao tentar se levantar de uma cadeira apoiando-se nas abas. A dor era mais forte no dedo mínimo e após isso não conseguiu mais usar as mãos para as atividades usuais.

Procurando a emergência realizou esse Raio X e mais alguns exames:


Ureia 37 mg/dL Creatinina 1,1 mg/dL
Cálcio Total corrigido 12,8 mg/dL Albumina 4,1 mg/dL
Fósforo 2,5 mg/dL  Magnésio corrigido 1,08 mEq/L
Fosfatase Alcalina 931 IU/L
Hb 11,8 mg/dL VHS 14 mm 

O quadro iniciou com fraqueza há cerca de 2 anos que progrediu até necessitar adaptação de um elevador para subir escadas e não conseguir tirar pratos das prateleiras na cozinha. Desenvolveu dores na coluna, joelhos, tornozelos e ombros. Referia poliúria, mas não polidipsia. Relatou perda de peso de 12,6 kg nos últimos 5 meses.

Q: Que exame solicitar para esclarecimento diagnóstico?


Veja resposta abaixo:




R: PTH


“The most likely cause of the radiological features in the context of the patient’s chronic symptoms, renal function, and hypercalcaemia is primary hyperparathyroidism. 
The site of bone changes would be unusual for multiple myeloma, metastases, or other causes of multiple bone lesions.”

Para ver a descrição completa do artigo com comentários da abordagem diagnóstica e diagnósticos diferenciais, clique aqui.

Abraços,


3 comentários:

  1. Pq corrigiram o cálcio? A gente não corrige quando a albumina eh menor do que 4? Acrescenta 0,8 no cálcio a cada 1 ponto de albumina abaixo de 4...Pensei inicialmente em MM, mas com essa FA elevada, fala contra...preciso pensar mais um pouco :))
    Humm...deixe-me ver...D. de Paget?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é dado o resultado corrigido padronizado. Assim, até para os décimos é feita correção. :) Lá eles usam para abaixo de 4,5… Vou postar um texto interessante do UpToDate no blog em breve! Vc vai gostar! ;)

      Excluir
  2. Biópsia de medula óssea e eletroforese de proteínas!
    Renata Lia

    ResponderExcluir