Pesquisar no blog...

domingo, 4 de agosto de 2013

Dica de App #13: PECTEV - Quando realizar anticoagulação profilática em pacientes clínicos e/ou cirúrgicos?

Dica de App #13: PECTEV

A dica de app de hoje é do Dr. Giovany Capistrano e vai para o PECTEV (Programa de Educação Continuada em TromboEmbolismo Venoso).

O TEV é tema bastante relevante na clínica, uma vez que pode ocorrer em até 20% dos pacientes  clínicos e 80% dos pacientes críticos hospitalizados de alto risco, quando não tratados. Pode resultar em embolia pulmonar fatal em até 5% desses casos (CMDT2013). Então, como prevenir?

Baseado nas recomendações do Projeto Diretrizes do CFM/AMB  o app ajuda a avaliar a indicação de profilaxia de tromboembolismo venoso (que pode não parecer tão óbvia) e a escolha do método. O App  teve financiamento da Sanofi-Aventis®.


RESSALVA: Deve-se DESCONSIDERAR a subdose de 20 mg/dia de enoxaparina para profilaxia de pacientes com risco intermediário, como mostra a foto ao lado (seta laranja). Essa dose foi semelhante a placebo no estudo MEDENOX.

Lembrar também que foi demonstrado recentemente que as medidas não farmacológicas podem apresentar risco considerável.

Outro instrumento que ajuda na avaliação do risco de TEV é o escore de Padua (veja nos complementos, ao final desse post).





Abaixo está o fluxograma extraído das publicações do Projeto Diretrizes CFM/AMB.


Complementos:

 Escore de Padua para avaliação da indicação de profilaxia.

Esquemas para profilaxia farmacológica em diversos cenários (CMDT2013).

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog! Sou acadêmico do décimo período, no Rio de Janeiro. Deixo o link para o blog Medicina Nossa de Cada Dia contendo um post sobre a profilaxia da doença venosa tromboembólica! http://mednossadecadadia.blogspot.com.br/2015/08/quando-e-necessario-fazer-profilaxia.html Espero que goste!

    ResponderExcluir