Pesquisar no blog...

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Caso de Sarampo no HUWC. Orientações para controle.

Caros, seguem orientações da CCIH para controle de Sarampo

Foi notificado, dia 02/02/2014, um caso de sarampo  ( IgM + e IgG +) em uma estudante de medicina que estagiava na enfermaria do transplante hepático e renal, com trasmissibilidade  da doença no periodo de 26 a 30/01/14.

Após reunião ocorrida hoje da CCIH, direção do HUWC e Secretaria de Saúde do Estado, foram tomadas as seguintes decisões:

1.  Serão colhidas as sorologias para sarampo (IgG) de todos os profissionais de saúde  (PS) susceptiveis do transplante renal e hepático (isto é: aqueles que não comprovaram as duas doses da vacina na infância, aqueles que não tomaram pelo menos uma dose da vacina quando adulto, e aqueles que não podem comprovar que tiveram sarampo). Essas sorologias serão coletadas no laboratório do HUWC e encaminhadas para o LACEN. Esses PS susceptíveis devem ser vacinados para sarampo logo após a coleta da sorologia. Lembrar que GRÁVIDAS e IMUNODEPRIMIDOS NÃO PODEM SER VACINADOS.
2. Se os profissionais de saúde tiverem IgG reagente  serão considerados imunes previamente sem necessidade de quarentena. Aqueles que tiverem IgG não reagente devem  após tomar a vacina, permanecerem de quarentena em casa até o dia 20/02/14
3.Serão colhidas sorologias para sarampo de soro estocado dos pacientes contactantes imunossupromidos e que receberam imunoglobulina humana. Se tiverem IGG reagente esses pacientes serão considerados imunes previamente sem necessidade de quarentena.
4.  A Unidade de transplante hepático e renal fica a partir dessa data bloqueada para internação de pacientes susceptíveis até a data máxima de 26/02/14. Caso haja internação de urgência, os pacientes deverão fazer sorologia IgG para sarampo. Se IgG reagente poderão ser internados na unidade de transplante  hepato-renal. Caso a sorologia seja negativa o paciente deverá ser internado na clinica médica
5.   Os pacientes transplantados que se encontra hoje na SR farão sorologia IgG para sarampo. Caso seja Reagente poderão ser transferidos para unidade de transplante. Se for negativo serão alocados na enfermaria de clinica médica.
6.  Os   pacientes transplantados que tomaram imunoglobulina EV e que tiveram sorologia prévia IGG reagente poderão ser acompanhados nos ambulatórios do transplante, sem necessidade de quarentena ou de cuidados especiais
7.  Caso a sorologia desses pacientes for NEGATIVA, eles serão atendidos no retorno nas sextas feiras ( 07-14 e 21 de fevereiro) no ambulatório de transplante hepático, onde tanto os PS do transplante renal e hepático atenderão esses pacientes. Os PS susceptiveis  ( já vacinados) devem usar máscara N95 e os pacientes usarem máscara comum. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe para coleta domiciliar de sangue para dosagem  de nível de FK nesses pacientes(IGG negativa para sarampo) que receberam alta, após uso da imunoglobulina EV  e estão de quarentena
8. Os primeiros pacientes na fila do transplante hepatico e renal devem colher sorologias para sarampo IgG para avaliarmos  a sua imunidade. Caso necessitem de transplante durante esse periodo de bloqueio, se eles tiverem IgG +, ficarão na unidade de transplante. Se IgG -, deverão ficar internados fora da unidade do transplante , enquanto durar o bloqueio.
9. Podem ser vacinados os pacientes na fila do transplante, desde que o transplante só ocorra pelo menos um mês após a vacinação.
10. Nesse período de bloqueio da unidade de transplante, os paciente candidatos a transplante renal com sorologia IGG Não Reagente serão encaminhados para a unidade de transplante do HGF.
11. O Núcleo de vigilância do HUWC ficará responsável pelo rastreamento dos 'contactantes de sarampo do caso indice. O núcleo preencherá a ficha  epidemiológica dos pacientes e PS que coletarão dosagem de IGG para sarampo

Abraços,


Nenhum comentário:

Postar um comentário