Pesquisar no blog...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dica de App #1: iBrate, um “diapasão” tupiniquim para o iPhone...

Dicas de Apps #1

A maioria sabe que sou um entusiasta de tecnologia. Tenho mais Apps que dou conta no iPhone e iPad, sempre apagando e instalando :)

Postaremos no nosso blog alguns Apps ou aplicativos que poderão facilitar a vida e rotina médica.

Todos deveríamos, sempre que possível, fazer um exame neurológico completo. Mas para poder fazê-lo integralmente, necessitamos de material adequado, nem sempre disponíveis.

Uma necessidade específica de material é o diapasão para o teste de sensibilidade vibratória. Apesar de não testar as várias frequências, esse App permite testar grosseiramente a sensibilidade vibratória,  com 3 velocidades diferentes de vibração (não sei a frequência). De quebra, ainda pode fazer um pouco de massagem… :)

Existem vários similares. É óbvio que o App não substitui o diapasão, mas em ambiente de emergência ou na indisponibilidade de material serve como um bom quebra-galho.

Link no iTunes / AppStore




2 comentários:

  1. Rainardo, pelo que li na descrição do aplicativo, ele é apenas um massageador em três velocidades. Não dá pra usar como diapasão, uma vez que a frequência não é conhecida e pode-se obter um falso positivo ou negativo, de acordo com o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaelson, por isso que coloquei como "tupiniquin". O objetivo do App realmente não é ser diapasão. Coloquei pela facilidade de se utilizar a vibração do iPhone por ele.

      Esse sinal de não sentir o celular vibrando é até descrito (‘Mobile phone sign' in early vitamin B12 deficiency. Q J Med 2006; 99:273–274), mas não validado, haja vista heterogeneidade de aparelhos.

      Posso dizer que, em pequena experiência, pacientes que vimos com alteração evidente de sensibilidade vibratória (como os com sd cordonal posterior na enfermaria) também tinham insensibilidade à vibração do iPhone, que é de 180-184 Hz (Comparative studies of perceived vibration strength for commercial mobile phones, Applied Ergonomics). Vi que era essa a frequência bem após ter publicado esse post.

      Não sugiro prescindir do diapasão na avaliação neurológica, mas que a vibração de smartphones (por qualquer app ou ligando) poderia ajudar quando não disponho dele e reduzir meu limiar pra pedir uma B12, por exemplo.

      Valeu a contribuição!

      Excluir