Caros,
Em época de chuva e de aglomeramentos vemos subir o número de infecções por doenças respiratórias virais. Conforme noticiado na mídia, foram registrados casos de H1N1 no Ceará, inclusive com óbitos. O "H1N1" é um vírus da Influenza tipo A e essa nomenclatura se relaciona aos antígenos da superfície do vírus. "H" de Hemaglutininas tipo 1 e "N" de Neuraminidase 1.
Estamos em campanha de vacinação contra a gripe que finaliza em 25 de maio, então, é interessante desvendar alguns mitos para que se possa tomar a vacina com segurança.
Com relação ao H1N1, é importante a vacinação, especificamente dos sob risco de apresentarem quadros mais graves da doença:
• maiores de 65 anos
• entre 6 meses a 2 anos
• gestantes
• pessoas que apresentem comorbidades (DPOC, DM, ICC etc.)
• indígenas aldeados
• profissionais de saúde (contato e disseminação).
Lembrando que ela é recomendada para todos (infelizmente o ministério não tem como bancar para toda população brasileira).
A vacina da gripe é composta de vírus inativos, ou seja, não causa doença (as febres baixas e possível astenia efêmeras, são mais relacionadas à resposta imune). Ela tem antígenos dos principais vírus que se espera que causem os surtos futuros de gripe das variantes H1N1, H3N2 e Influenza B.
Informe da campanha vacinal de 2012 com descrição das formas de apresentação da vacina, efeitos adversos e cuidados pode ser encontrado em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/informe_tecnico_campanha_influenza_2012.pdf
Veja um quado de Perguntas e Respostas legais sobre a vacina em http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136
O ministério da Saúde emitiu nota esclarecendo boatos por emails falaciosos que pode ser vista em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_de_esclarecimentos_de_boatos_ms_24_03.pdf
Já no caso de sintomas gripais, um algoritmo simples para atendimento pode ser visto em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/algoritmo_atencao_primaria.pdf e o protocolo para tratamento em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/novo_2_versao_protocolo_influenza.pdf
Ficha para notificação de caso suspeito pode ser baixada aqui.
Falando em vacinas, a edição passada do Primary Care Clinics of Office Practice foi especificamente sobre imunizações. Claro que o calendário vacinal americano é diferente do nosso, mas as discussões pertinentes às vacinas se aproveitam. As principais publicações dessa edição, seguem abaixo.
Veja ainda, de acordo com o Ministério da Saúde o calendário vacinal para:
• Crianças
O seu calendário vacinal está em dia?
Abraços,
Nenhum comentário:
Postar um comentário